sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A origem do dia dos Professores



O dia do Professor é comemorado no dia 15 de Outubro, mas poucas pessoas sabem como e quando originou este costume no Brasil.
Em 15 de Outubro de 1827 (dia consagrado à Santa Terezinha D’Avila) D Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo Decreto, mandava criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas, lugarejos mais populosos no Império.
A idéia inovadora teria sido excelente, caso tivesse sido cumprida. Contudo, somente em 1947, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Surgiu em São Paulo, onde existia o Colégio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Um longo período de trabalho, no segundo semestre – indo de 01 de Junho a 15 de Dezembro - com apenas 10 dias de férias em todo o período, fez com que quatro professores tivessem a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa, como também analisar os rumos a serem discutidos para o restante do ano.O Professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fôsse dia 15 de Outubro- data que em sua cidade natal -Piracicaba, professores e alunos levavam doces de casa para uma  pequena confraternização. O encontro de congraçamento era realizado  na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico. O discurso do Professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter a data, em um encontro anual, ficou famoso pela frase: “Professor é profissão. Educador é missão“.O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. No ano seguinte o Jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Paes Leme.
A festa foi um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes até a data ser oficializada nacionalmente ,como feriado escolar, pelo Decreto Federal 52682, de 14 de Outubro de 1963.

2 comentários:

  1. Ana, que legal!!!
    Impressionante como uma lei inovadora como a que D.Pedro I baixou tenha demorado tanto pra ser implantada!!!

    Então, jássabemos, daqui a dois anos celebraremos 50 anos do Dia Do Professor!!!

    "Professor é profissão. Educador é missão"

    Parabéns a você, missionária!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu hein... eu juro quehavia comentado... vamuládinovo

    Incrível que uma iniciativa inovadora como da de D.Pedro I tenha demorado tanto pra ser implantada!!!

    Bem, então, sabemos... daqui a dois anos, celebraremos os cinquentinha do Dia do Professor!!

    Professor é profissão. Educador é missão.

    Parabéns, missionária!!!

    Homerix

    ResponderExcluir