O dia do Professor é comemorado no dia 15 de Outubro, mas poucas pessoas sabem como e quando originou este costume no Brasil.
Em 15 de Outubro de 1827 (dia consagrado à Santa Terezinha D’Avila) D Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo Decreto, mandava criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas, lugarejos mais populosos no Império.A idéia inovadora teria sido excelente, caso tivesse sido cumprida. Contudo, somente em 1947, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor. Surgiu em São Paulo, onde existia o Colégio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Um longo período de trabalho, no segundo semestre – indo de 01 de Junho a 15 de Dezembro - com apenas 10 dias de férias em todo o período, fez com que quatro professores tivessem a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa, como também analisar os rumos a serem discutidos para o restante do ano.O Professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fôsse dia 15 de Outubro- data que em sua cidade natal -Piracicaba, professores e alunos levavam doces de casa para uma pequena confraternização. O encontro de congraçamento era realizado na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico. O discurso do Professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter a data, em um encontro anual, ficou famoso pela frase: “Professor é profissão. Educador é missão“.O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. No ano seguinte o Jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Paes Leme.
A festa foi um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes até a data ser oficializada nacionalmente ,como feriado escolar, pelo Decreto Federal 52682, de 14 de Outubro de 1963.

Ana, que legal!!!
ResponderExcluirImpressionante como uma lei inovadora como a que D.Pedro I baixou tenha demorado tanto pra ser implantada!!!
Então, jássabemos, daqui a dois anos celebraremos 50 anos do Dia Do Professor!!!
"Professor é profissão. Educador é missão"
Parabéns a você, missionária!!!
Eu hein... eu juro quehavia comentado... vamuládinovo
ResponderExcluirIncrível que uma iniciativa inovadora como da de D.Pedro I tenha demorado tanto pra ser implantada!!!
Bem, então, sabemos... daqui a dois anos, celebraremos os cinquentinha do Dia do Professor!!
Professor é profissão. Educador é missão.
Parabéns, missionária!!!
Homerix