sábado, 22 de outubro de 2011

Centro Lekotek - Um pouco de sua história

 



“Não paramos de brincar porque envelhecemos, envelhecemos porque paramos de brincar.”
 
                                 "Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".
 
 
 
 
                                  
O que vou escrever aqui pode não ser nenhuma novidade para alguns educadores, mesmo assim resolvi compartilhar à respeito dos Centros Lekotek- uma metodologia de atendimento a portadores de necessidades especiais de forma a desenvolver suas potencialidades por meio de brinquedos e jogos.
A palavra Lekotek provém da raiz escandinava “lek” que significa brinquedo ou jogo e do sufixo grego “tek” que significa biblioteca ou ludoteca.Para entender Lekotek, é essencial descobrir sua história e definir a concepção mais que simplesmente traduzir a palavra
A Lekotek surgiu na década de 60 por iniciativa de mães suecas, que tendo filhos portadores de necessidades especiais, começam a buscar formas de ajudar seus filhos durante os primeiros anos de vida. Verifica-se que mesmos os pais desejando muito ajudar seus filhos, não se sentiam preparados e capacitados para atender de modo efetivo às necessidades de seu filho. Além disso, nesta época, as crianças precisavam esperar completar quatro anos para receber assistência especial no jardim de infância.Karin Steland e Evy Blind, sentiam que os 4 anos de espera era muito tempo para se aguardar ajuda, pois percebem que os primeiros anos de vida poderiam determinar significativamente os posteriores estágios de desenvolvimento, onde as estratégias de intervenção devem fazer parte das experiências mais importantes de uma criança.
Foi por meio do brincar que se integrou a criança e a família. Além, de se estimular o desenvolvimento em diferentes funções, iria trazer também felicidade e companhia para a vida da criança. Este foi o pensamento que resultou na criação do Lekotek.
O primeiro Lekotek “Lekotek a Blockhusudden", foi inaugurado em Estocolmo.Devido ao resultado positivo apresentado,  foram criados inúmeros centros Lekotek na Suíça, e o sistema acabou rápidamente se  espalhando pela Escandinávia.
Sua tarefa básica não se resume a ensinar à criança novos conteúdos específicos, mesmo sendo uma resposta natural do processo, contudo seu objetivo é inclusão familiar e social pela valorização do brincar entre adultos e crianças.

 Concretiza-se aí, uma decisão política-social de desinstitucionalizar os internatos para portadores de deficiência mental, convertendo-se numa política social, dispondo serviços para cuidar de crianças de deficiência mental em seu lar e capacitar os pais para cuidar de seus filhos portadores de deficiências especiais em casa.
O brincar é fundamental. Os brinquedos são a chave que despertam a atenção da criança, contudo é a qualidade de interação humana que marca o diferencial no potencial infantil.
Na década de 80, surge o primeiro centro Lekotek nos Estados Unidos. Em 1990, foi inaugurado o prmeiro centro da América Latina, em Buenos Aires.No Brasil, surge em 1995, onde a fundação Orsa em parceria com a PROMOVE, apoia a vinda da tecnologia Lekotek.
Atualmente os Lekotek na  Esacandinávia, oferecem serviços para todas as crianças com necessidades especiais, independendo de qual seja, sendo um serviço requerido pelo sistema de Bem Estar Social tanto na Suiça como na Noruega.
No Brasil desde sua implantação o apoio envolve desde a capacitação de líderes de Lekotek, até a catologação dos brinquedos contendo a indicação do tipo de sensibilização que provoca, implantação e supervisão dos trabalhos - Como nas franquias sociais.Além de passar um período  no centro Lekotek, as crianças tem a possiblidade de levar brinquedos para casa.
Há duas maneiras de atendimento: nos centros Lekotek, onde são atendidos famílias e grupos institucionais: e em Salas de jogos, onde o método Lekotek é adotado em entidades para atendimento das crianças e adolescentes do próprio estabelecimento, acompanhados por seus educadores.

 O método trabalha sob o tripe: Terapeuta X Família X criança
Temos vários  centros Lekotek  em nosso país. Cada Lekotek em seu estado,tem suas características, mas todos com o objetivo de permitir as criança e suas famílias  uma maior interação e auto estima.Podemos citar estados  do Brasil que possuem Lekotek: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco.
Inclusão é a palavra que nortea toda a metodologia Lekotek.







Inclusão é a palavra que deve nortear nossas vidas!!!!!!!!!!





 
 
                                 O que me transforma  é a possibilidade de  ter um novo conhecimento.
 
                                                                                      Ana Maria Fontes Borges
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário