quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tecnologia sustentável


Faculdade vai distribuir tablets para alunos com objetivo de proteger o meio ambiente




É mais rápido, barato, ecológico e didático. Todas essas características estarão reunidas no tablet, equipamento eletrônico que será entregue a todos os alunos das faculdades Estácio de Sá do país nos próximos cinco anos. Em São José, o projeto começa com cerca de mil alunos do curso de Direito, que receberão a prancheta no segundo semestre deste ano.

O primeiro benefício, citado pelo diretor-geral da Estácio de Sá de São José, Rafael Villari, é a sustentabilidade. Com a inserção da nova tecnologia no meio acadêmico, haverá economia de papel, seja na impressão ou no xerox; de energia, de combustível, de mão de obra, de embalagem, de custos com a produção e de tempo.

Atualmente, todos os alunos da faculdade recebem em casa, pelos Correios, o material didático com o conteúdo das disciplinas em papel reciclado. Só o curso de Direito entrega a cada aluno 10 caixas com o conteúdo impresso.

Com a substituição das folhas pelo tablet, a Estácio de São José vai economizar 4 milhões de páginas durante cinco anos, tempo de duração do curso. O aluno, por ano, vai deixar de gastar em torno de R$ 800 com fotocópias e obras jurídicas.

Mais vantagensA segunda vantagem, também citada por Villari, é o controle pedagógico, que passará a ser maior, já que todo o conteúdo a ser cobrado do aluno estará nas mãos dele. A velha desculpa de não ter achado o material na pasta ou de a fila para tirar cópia estar grande foram por água abaixo.

“O professor saberá que o aluno tem acesso a tudo. Haverá mais agilidade acadêmica e mais eficiência”, explica o diretor.

O projeto visa ainda à inserção virtual à comodidade para alunos e professores, que poderão ampliar o nível de pesquisa com o acesso online.

Para o calouro de Direito na Estácio, Fabrício Assunção Freire, o tablet vai ajudar no aprendizado, pois a pesquisa ficará mais rápida e mais barata. O acadêmico já cursava Direito em outra faculdade, trancou o curso por um tempo e decidiu voltar aos estudos na Estácio.

“Tudo estará na mão, além de ficar mais barato para nós alunos. Gastava em torno de R$ 200 com xerox ou livros por mês”.

A decisão do benefício começar com os alunos de Direito é pelo fato do curso ser o mais forte e com maior procura na instituição. O próximo curso a distribuir os equipamento será o de engenharia.



                              Fonte: Diário Catarinense

 








    Bom para repensarmos se é plausível ou não, neste momento !


                                    Faça seu comentário


 

 

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário