segunda-feira, 16 de abril de 2012



                                             A importância da disciplina de filosofia


A história da filosofia no nível da educação básica brasileira é marcada pela exclusão. Já no período jesuítico, só os colonos brancos podiam ter acesso ao estudo. Enquanto isso, índios, negros, mestiços e menos privilegiados recebiam uma educação catequética-religiosa. A partir daí, as reformas ocorridas no ensino passaram por períodos de inclusão da disciplina e exclusão no currículo escolar.
Benjamin Constant em 1891, não privilegiou em sua reforma educacional a disciplina de filosofia. Já em 1901 com a reforma de Epitácio Pessoa a disciplina de lógica é inserida no ultimo ano do ensino “secundário“.Rivadávia Correia, em sua reforma de 1991, faz menção à filosofia. Em 1915, a reforma de Carlos Maximiliano previu cursos facultativos de lógico e história da filosofia, contudo nunca foi concretizado. Rocha Vaz, em 1925, num período onde prevalecia as ideias liberais, a filosofia volta a ser colocada no currículo como disciplina obrigatória no quinto ano e no sexto anos do ensino secundário. Já em 1932, Francisco Campos em sua reforma dividiu o ensino secundário em ciclos: o fundamental e o complementar, com cinco anos e dois anos respectivamente, sendo a Filosofia colocada no currículo do segundo ciclo.
No período de 1942 a 1958 a Filosofia teve seus programas quase sempre alterados. Com a LDB 4024, a filosofia é excluída da Educação Básica. Atendendo a princípios de acordos entre Brasil e Estados Unidos, em 1969,a disciplina como Educação Moral e Cívica passa a ocupar o lugar da Filosofia.
Na década de 70 foi instituída a disciplina de Educação Moral e Cívica. A disciplina permaneceu no currículo oficial como disciplina escolar e prática educativa em todos os níveis de ensino por 24 anos, até 1993, sendo revogada pelo lei nº 8663.
A palavra "Moral" vem do latim "mores". Significa: conduta, modo de agir, costumes, comportamento.
"Moral é uma ciência que estuda os costumes, ou seja, a conduta do homem". Ela estuda tudo o que o homem faz de acordo com sua vontade.
"Civismo é o amor à Pátria e o cultivo de suas tradições.
Cada pessoa vivendo em comunidade, cumprindo os seus deveres e aprendendo a engrandecer sua Pátria estará praticando um ato cívico".
As palavras moral e civismo estão mais presentes em nossa mente, principalmente ligadas ao contexto político - de regime militar.Os militares utilizaram a educação de modo estratégico, controlando-a política e ideologicamente.
Também começam enormes mobilizações de “movimentos operários e populares marcados pela autonomia e contestação à ordem estabelecida”(LIMA, 2005, p. 30), trata-se da luta pela redemocratização do Brasil. Isso atingirá a educação e contribuirá para se levantar questões acerca de uma educação para o desenvolvimento da criticidade dos indivíduos (LIMA, 2005),assim, a volta da obrigatoriedade do ensino da Filosofia e da Sociologia aos currículos escolares é  plenamente justificada.
.Até a década de 80 a Filosofia não faz parte do currículo da Educação básica, salvo pouquíssimas exceções. Com a LDB 9394/96, se prevê genericamente o retorno da Filosofia, ao menos no ensino médio. Em 2006, posteriormente a diversos debates realizados à respeito da volta da Filosofia no ensino médio, a filosofia finalmente tornou-se disciplina curricular obrigatória em todos anos do ensino médio. ( parecer nº 38/2006 do Conselho Nacional de Educação
Hoje, cada vez mais se faz necessário resgatar valores, cidadania, comportamentos. Assim, cabe não se perder novamente a razão das disciplinas de filosofia e sociologia nos currículos dos níveis diferentes de ensino. Portanto, creio que realmente o ambiente escolar tem o papel fundamental de favorecer posturas para refletir, para criar a possibilidade de cidadãos cada vez mais engajados, conscientes, mais livres de preconceitos.
O desenvolvimento da reflexão crítica, da atenção, da percepção e de outras funções do psiquismo é possível desde que se tenha a apropriação de conceitos. Esse conhecimento, quando internalizado, promove ao ser humano novos modos de se relacionar com o mundo.
Portanto, o ensino da filosofia tem também como meta o desenvolvimento psíquico do aluno, apropriando-se de conceitos filosóficos e transformando-os em instrumentos que mediarão a sua relação com o mundo.
Somente a interligação dos conceitos dessa área do conhecimento propicia o desenvolvimento da capacidade de análise da realidade num nível superior ao ponto de partida apresentado pelo aluno (Belieri;Sforni;Galuch,2010).
Vygotsk ..A meta da educação não é a adaptação ao ambiente já existente, que pode ser efetuado pela própria vida, mas a criação de um ser humano que olhe,mas a criação de um ser humano que olhe para além de seu meio( Vygotsk,apud,Martins,2006, p 59)
Temos um grande desafio no contexto escolar, pois o que se propõe muitas vezes na escola não proporciona ao aluno o que de fato a filosofia deve potencialmente  promover.
A filosofia, além de levar a educação para uma auto-reflexão, tem o objetivo libertador, levando as pessoas à autonomia, função clara da educação.
Abro aqui um espaço para se repensar o que os documentos educacionais propõem, o que cada educador realiza em sua unidade escolar.
Comente sua experiência, retrate sua realidade e reflita quais são as possibilidades que temos diante de uma sociedade que nos impõem caminhos.
Aguardo sua colaboração.


 Educadora Ana Maria Fontes Borges








2 comentários:

  1. Bom histórico!! Incrível uma matéria tão importante ser cercada de preconceito e menosprezo..

    Você diz: "Hoje, cada vez mais se faz necessário resgatar valores, cidadania, comportamentos."

    Isso é tudo!!

    A Renata também pensa assim e tinha um projeto, que ficou de lado por causa do livro... Depois te mando um link!!

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  2. Homero,agradeço sua leitura e participação.

    Realmente refletir nos dias de hoje é algo complicado, pois o cotidiano acaba envolvendo as pessoas de tal forma que tomam atitudes, expressam valores, mesmo sem questionar. Se tornou quase que automático para grande parcela da população agir sem tomar ciência de algumas implicações. Lógico, que nem todos fazem parte desse grupo. A filosofia nas escolas voltada para o refletir, o repensar, principalmente partindo de temas atuais chegando nos pensamentos de grandes filósofos são um meio para que se possibilite um novo olhar diante do mundo.Tem-se muito o que falar sobre o tema,mas sem dúvida o espaço que a escola possibilita deve ser cada vez mais utilizado para dialogar questões que envolve o espirito critico de situações de um novo contexto social, político, econômico e cultural.


    Aguardo o link da Renata.

    Que a Renata tenha muito sucesso em seu livro !!

    http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/04/em-busca-da-segunda-edicao.html


    Abraço.

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