A importância da disciplina de filosofia
A história da filosofia no nível da educação básica brasileira é marcada
pela exclusão. Já no período jesuítico, só os colonos brancos podiam ter acesso
ao estudo. Enquanto isso, índios, negros, mestiços e menos privilegiados
recebiam uma educação catequética-religiosa. A partir daí, as reformas
ocorridas no ensino passaram por períodos de inclusão da disciplina e exclusão
no currículo escolar.
Benjamin Constant em 1891, não privilegiou em sua reforma educacional a
disciplina de filosofia. Já em 1901 com a reforma de Epitácio Pessoa a
disciplina de lógica é inserida no ultimo ano do ensino “secundário“.Rivadávia
Correia, em sua reforma de 1991, faz menção à filosofia. Em 1915, a reforma de
Carlos Maximiliano previu cursos facultativos de lógico e história da
filosofia, contudo nunca foi concretizado. Rocha Vaz, em 1925, num período onde
prevalecia as ideias liberais, a filosofia volta a ser colocada no currículo
como disciplina obrigatória no quinto ano e no sexto anos do ensino secundário.
Já em 1932, Francisco Campos em sua reforma dividiu o ensino secundário em
ciclos: o fundamental e o complementar, com cinco anos e dois anos
respectivamente, sendo a Filosofia colocada no currículo do segundo ciclo.
No período de 1942 a 1958 a Filosofia teve seus programas quase sempre
alterados. Com a LDB 4024, a filosofia é excluída da Educação Básica. Atendendo
a princípios de acordos entre Brasil e Estados Unidos, em 1969,a disciplina
como Educação Moral e Cívica passa a ocupar o lugar da Filosofia.
Na década de 70 foi instituída a disciplina de Educação Moral e Cívica.
A disciplina permaneceu no currículo oficial como disciplina escolar e prática
educativa em todos os níveis de ensino por 24 anos, até 1993, sendo revogada
pelo lei nº 8663.
A palavra "Moral" vem do latim "mores". Significa: conduta, modo de agir, costumes,
comportamento.
"Moral é uma ciência que estuda os costumes, ou seja, a conduta do
homem". Ela estuda tudo o que o homem faz de acordo com sua vontade.
"Civismo é o amor à Pátria e o cultivo de suas tradições.
Cada pessoa vivendo em comunidade, cumprindo os
seus deveres e aprendendo a engrandecer sua Pátria estará praticando um ato
cívico".
As palavras moral e civismo estão mais presentes em
nossa mente, principalmente ligadas ao contexto político - de regime militar.Os
militares utilizaram a educação de modo estratégico, controlando-a política e
ideologicamente.
Também começam enormes
mobilizações de “movimentos operários e populares marcados pela autonomia e
contestação à ordem estabelecida”(LIMA, 2005, p. 30), trata-se da luta pela
redemocratização do Brasil. Isso atingirá a educação e contribuirá para se
levantar questões acerca de uma educação para o desenvolvimento da criticidade
dos indivíduos (LIMA, 2005),assim, a volta da obrigatoriedade do ensino da
Filosofia e da Sociologia aos currículos escolares é plenamente justificada.
.Até a década de 80 a Filosofia não faz parte do
currículo da Educação básica, salvo pouquíssimas exceções. Com a LDB 9394/96,
se prevê genericamente o retorno da Filosofia, ao menos no ensino médio. Em
2006, posteriormente a diversos debates realizados à respeito da volta da
Filosofia no ensino médio, a filosofia finalmente tornou-se disciplina
curricular obrigatória em todos anos do ensino médio. ( parecer nº 38/2006 do
Conselho Nacional de Educação
Hoje, cada vez mais se faz necessário resgatar
valores, cidadania, comportamentos. Assim, cabe não se perder novamente a razão
das disciplinas de filosofia e sociologia nos currículos dos níveis diferentes
de ensino. Portanto, creio que realmente o ambiente escolar tem o papel fundamental de favorecer posturas para refletir, para criar a
possibilidade de cidadãos cada vez mais engajados, conscientes, mais livres de preconceitos.
O desenvolvimento da reflexão crítica, da atenção,
da percepção e de outras funções do psiquismo é possível desde que se tenha a
apropriação de conceitos. Esse conhecimento, quando internalizado, promove ao
ser humano novos modos de se relacionar com o mundo.
Portanto, o ensino da filosofia tem também como
meta o desenvolvimento psíquico do aluno, apropriando-se de conceitos
filosóficos e transformando-os em instrumentos que mediarão a sua relação com o
mundo.
Somente a interligação dos conceitos dessa área do
conhecimento propicia o desenvolvimento da capacidade de análise da realidade
num nível superior ao ponto de partida apresentado pelo aluno (Belieri;Sforni;Galuch,2010).
Vygotsk ..A meta da educação não é a adaptação ao
ambiente já existente, que pode ser efetuado pela própria vida, mas a criação
de um ser humano que olhe,mas a criação de um ser humano que olhe para além de
seu meio( Vygotsk,apud,Martins,2006, p 59)
Temos um
grande desafio no contexto escolar, pois o que se propõe muitas vezes na escola
não proporciona ao aluno o que de fato a filosofia deve potencialmente promover.
A
filosofia, além de levar a educação para uma auto-reflexão, tem o objetivo
libertador, levando as pessoas à autonomia, função clara da educação.
Abro aqui
um espaço para se repensar o que os documentos educacionais propõem, o que cada
educador realiza em sua unidade escolar.
Comente
sua experiência, retrate sua realidade e reflita quais são as possibilidades
que temos diante de uma sociedade que nos impõem caminhos.
Aguardo
sua colaboração.
Educadora
Ana Maria Fontes Borges
Bom histórico!! Incrível uma matéria tão importante ser cercada de preconceito e menosprezo..
ResponderExcluirVocê diz: "Hoje, cada vez mais se faz necessário resgatar valores, cidadania, comportamentos."
Isso é tudo!!
A Renata também pensa assim e tinha um projeto, que ficou de lado por causa do livro... Depois te mando um link!!
Homero,agradeço sua leitura e participação.
ResponderExcluirRealmente refletir nos dias de hoje é algo complicado, pois o cotidiano acaba envolvendo as pessoas de tal forma que tomam atitudes, expressam valores, mesmo sem questionar. Se tornou quase que automático para grande parcela da população agir sem tomar ciência de algumas implicações. Lógico, que nem todos fazem parte desse grupo. A filosofia nas escolas voltada para o refletir, o repensar, principalmente partindo de temas atuais chegando nos pensamentos de grandes filósofos são um meio para que se possibilite um novo olhar diante do mundo.Tem-se muito o que falar sobre o tema,mas sem dúvida o espaço que a escola possibilita deve ser cada vez mais utilizado para dialogar questões que envolve o espirito critico de situações de um novo contexto social, político, econômico e cultural.
Aguardo o link da Renata.
Que a Renata tenha muito sucesso em seu livro !!
http://blogdohomerix.blogspot.com.br/2012/04/em-busca-da-segunda-edicao.html
Abraço.